A sinusite é uma inflamação dos seios da face, que se localizam na testa e maçãs do rosto, e que geralmente se agravam nas estações mais frias do ano. Pode ser provocada pelo vírus influenza ou por bactérias, que intensificam os sintomas e o desconforto do paciente.
Por conta de os sintomas serem parecidos ao de uma alergia, os exames de imagem têm papel fundamental na detecção da doença, diagnosticando o nível de gravidade. Confira quais são os exames mais solicitados:
Raio-x
É utilizado para confirmar quadros de sinusite e rinossinusite, identificando inflamações profundas e obstruções faciais que outros exames não conseguiriam identificar.
Endoscopia nasal
Para a realização do exame, também conhecido como nasofibrolaringoscopia, é utilizado um tubo fino e flexível com uma luz de fibra óptica na ponta que é inserido pelo nariz.
Tomografia computadorizada
O exame permite visualizar toda a anatomia dos seios nasais e é utilizado em casos de sinusite grave, onde há chances de uma intervenção cirúrgica. É necessário um jejum de 4 horas e o exame pode necessitar de contraste.
Ressonância Magnética
Para um diagnóstico mais completo, a ressonância magnética pode ser utilizada como um exame complementar. Com ela, é possível obter imagens nítidas dos ossos dos seios nasais e avaliar possíveis complicações causadas pela sinusite. Também é possível verificar a existência de tumores e nódulos na região. Assim como na tomografia, pode haver a necessidade do uso de contraste no exame.
Faça seus exames com uma equipe especializada, em um lugar seguro e confiável. Agende seus exames aqui na Icon.
Comentários
ICON - DIAGNOSTICO MEDICO POR IMAGEM LTDA. | CNPJ: 59.004.739/0001-14
R PROFESSOR LUIZ ROSA, 55/71 | JUNDIAI | SP | CEP: 13201-820