Uma dor de cabeça primária está relacionada ao aumento da sensibilidade, mas não a alterações estruturais dos tecidos cerebrais. As cefaleias primárias comuns são enxaqueca com e sem aura, cefaleia tensional e cefalalgias autonômicas do trigêmeo (dores de cabeça, como cefaleia em cluster, que também envolvem dor facial e sintomas autonômicos, como produção de lágrimas e congestão nasal).
As cefaleias secundárias têm várias causas subjacentes, incluindo distúrbios vasculares estruturais, tumor, trauma, convulsão, uso de substâncias, infecção, problemas metabólicos ou doenças autoimunes.
As dores de cabeça têm muitas causas possíveis e o gerenciamento adequado requer um diagnóstico preciso. Dores de cabeça primárias são tipicamente tratadas com alguma combinação de medicamentos preventivos e analgésicos. Dores de cabeça secundárias podem ser tratadas abordando a causa subjacente.
Quando preciso consultar um médico para dores de cabeça?
Consultar um médico é altamente recomendado se as dores de cabeça se tornarem mais frequentes, durarem mais, mudarem os padrões ou aumentarem a intensidade. Geralmente são realizados exames físicos e neurológicos para determinar a causa da dor de cabeça.
O médico provavelmente o encaminhará a um neurologista se suas dores de cabeça não responderem aos medicamentos ou se suspeitasse de uma dor de cabeça secundária. O início repentino de dor de cabeça intensa é um sinal de buscar atendimento na emergência.
Quais testes de imagem ajudam no gerenciamento da dor de cabeça?
Os médicos podem solicitar exames de imagem cerebral, como tomografias e ressonâncias magnéticas, para ajudá-los a diagnosticar a piora da dor de cabeça. A tomografia computadorizada é um estudo de imagem baseado em raios-x. É um excelente teste para detectar sangramentos, fraturas de crânio e lesões que ocupam espaço, como tumores. A tomografia computadorizada expõe os pacientes a uma baixa dose de radiação, portanto seu uso deve ser limitado.
Por outro lado, a ressonância magnética usa um campo magnético para gerar imagens sem radiação. Produz imagens mais detalhadas do que as tomografias computadorizadas, especialmente do cérebro, das meninges (as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), nervos e vasos sanguíneos. No entanto, a ressonância magnética não pode ser realizada em pessoas com marca-passos ou outros implantes eletrônicos.
Quando é indicado um exame de imagem?
A maioria das dores de cabeça categorizadas como primárias (com base no histórico de dor de cabeça de uma pessoa e na avaliação física e neurológica) não requer estudos de imagem cerebral. As varreduras do cérebro são muito mais eficazes para identificar as causas subjacentes das dores de cabeça secundárias.
Existem certos momentos que justificam o uso de imagens cerebrais durante a avaliação inicial da dor de cabeça. Eles estão resumidos em cinco categorias principais:
- dor de cabeça primária com achados anormais nos exames clínicos. Achados anormais podem incluir sinais vitais anormais (pressão arterial, pulso, temperatura corporal, saturação de oxigênio); mudanças no estado de alerta mental ou perda de memória; e déficits neurológicos, como deficiências visuais, de coordenação, sensoriais ou motoras.
- dor de cabeça súbita e severa, geralmente descrita como "a pior dor de cabeça da vida de uma pessoa" que não responde ao tratamento medicamentoso.
- nova dor de cabeça com inchaço do disco óptico, uma área na retina onde encontra o nervo óptico.
- dores de cabeça novas ou progressivas em pessoas com histórico de traumatismo craniano recente, câncer, imunossupressão, gravidez ou idade superior a 50 anos; e em pacientes com dores de cabeça que se agravam após o esforço, quando mudam de posição e cujas dores de cabeça são acompanhadas por um som pulsante ou pulsante.
Se você tem sofrido de dores de cabeças constantes, não deixe de agendar uma consulta com seu médico ou neurologista. Se a indicação for realizar exames de imagem, entre em contato conosco.
Comentários
ICON - DIAGNOSTICO MEDICO POR IMAGEM LTDA. | CNPJ: 59.004.739/0001-14
R PROFESSOR LUIZ ROSA, 55/71 | JUNDIAI | SP | CEP: 13201-820